JUP Online

Blogue do Jornal Universitário do Porto

Artistas reúnem-se em regime de meia-pensão 04/07/2009

Filed under: Cultura — Carlos Daniel Rego @ 17:00

Cinco cafés e cinco artistas durante três dias na cidade do Porto. O regime é o de “Meia-Pensão”, sendo este o mote da iniciativa. O objectivo passa pela produção criativa e depende apenas da vontade de cada um. A interacção com o público é dado adquirido e o JUP foi observar três dos cinco artistas que dão nome ao projecto: João Gesta, Pedro Eiras e valter hugo mãe.

Pedro Eiras

Encontramos Pedro Eiras no Café Ceuta rodeado de estudantes, alunos seus, num diálogo informal. Já à conversa connosco, diz-nos que foi pela “simpatia do convite” que aderiu ao projecto de “estar sentado num café a escrever, disponível e preparado para o imprevisível”. Um monte de postais em cima da mesa indica que Pedro Eiras faz mais que isso. Por iniciativa própria, decidiu manter contacto com os outros convidados para partilhar algo. Mesmo que uma simples frase.
Entre visitas da organização, conhecidos e familiares seus, ainda não foi abordado apenas por acaso. Nota-se, contudo, uma certa curiosidade entre os clientes que vão passando pelo café.

O trabalho apresentado consistiu em dois textos: um anteriormente idealizado, que, contudo, não ficou pronto – nem pretendia ficar – com o fim do projecto. Um outro surgiu por proposta da organização: (d)escrever uma coreografia para um bailarino, com todas as “instruções, gestos e pistas” que sugerissem movimento através de palavras. Para ele, todos à sua volta são inspiradores involuntários: “se alguém desce na rua, há uma personagem que tem o movimento de descer; tento ser um tradutor, as coisas passam por mim e transformam-se noutra coisa”. Um registo “da pequena magia que nós todos, seres falantes, temos”. Vera Covêlo Tavares

valter hugo mãe

valter hugo mãe destacava-se na sala. Com a maçã do seu computador a brilhar no ar, o ar intelectual e um papel a apontar “fala comigo”, sorria e falava com quem se aproximasse com interesse. É assim que o descrevem aqueles que visitaram o Maus Hábitos durante o primeiro dia de residência artística.

O convite surgiu através do contacto dos organizadores, e a resposta não poderia ser outra. valter escolheu o espaço que já conhecia e onde se sente bem: “se tinha que experimentar escrever fora de casa achei que devia estar num espaço confortável”. No entanto, assume que não é o sítio ideal para “escrever o que eventualmente escrevia em casa”. Resolveu, portanto, registar “pequenas conversas com clientes, as pessoas que quiseram, vieram falar” com ele, recriando as narrativas, escrevendo-as “com pensamentos pelo meio”, portanto, acrescentando um ponto a cada conto que lhe contavam os seus recém-conhecidos. “O meu projecto, a minha experiência foi especificamente relacionada com os clientes dos Maus Hábitos”. Depois, foi deixar-se levar pelo ambiente e recriar, em textos breves, memórias que farão muitos lembrar-se e ver com outros olhos a conversa que tiveram, um dia, com aquele homem de ar intelectual que dizia: “fala comigo”. Aline Flor

João Gesta – Leitaria da Quinta do Paço

João Gesta pode ser encontrado na Leitaria da Quinta do Paço, local característico da sua juventude. Um bom sítio para se sentir inspirado, apesar dos “bolos a olhar para nós”.
No seu trabalho habitual, no Teatro do Campo Alegre, vê-se muitas vezes obrigado a escrever textos institucionais e demasiado sérios. O projecto foi, para ele, uma forma de quebrar a rotina e produzir outro tipo de trabalhos, sobretudo textos humorísticos, tendo como pano de fundo a realidade político-social portuguesa. Essa é a ideia que tem a apresentar, pois considera que “o país está deprimido” e a precisar de humor.
Segundo o escritor, o público começou por reagir com surpresa, um pouco a medo, atitudes que considera típicas da população portuense – sempre “conservadora” e reservada, como refere. Só no final do primeiro dia se via que as pessoas se sentiam mais familiarizadas e com à-vontade para irem falar com ele. Vera Covêlo Tavares

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s